Amiches Perfil – Doutor Destino

Finalmente o doutor que vale….no wait

 

Começarei admitindo que a Marvel tem vários heróis marcantes. Homem Aranha, Capitão América, Thor, Hulk, Serpente da Lua, Radical… vários. Mas para essa buchaiada constelação de heróis enfrentarem, não há tantos vilões dignos de nota. Ou talvez até haja, mas todos são eclipsados por um único sujeito. O maior vilão da Marvel.

O Doutor Destino.

tumblr_m22iqi93WI1qcfu2z

E sim. É muito mais foda “Doutor” Destino. Ele deve ter doutorado em Ciencia do Mal.

Destino é presidente per vita da pequena nação europeia da Latveria, cujas cidades (ou uma cidade só) parece uma aldeia medieval, com pessoas vestidas de acordo. E ainda assim, em mais de uma historia é retratada como um dos maiores PIBs do mundo. E eles exportam oque? Camponeses assustados?

Mas Destino tem origens bem mais humildes. Seu pai era um médico e sua mãe uma bruxa cigana e ele os perdeu bem cedo (o pai morto por um nobre e a mãe por estar no lado errado de um pacto com Mefisto). Mas o jovem Destino, ou melhor, Victor Von Doom não se deixaria abater.

doom-ua

Putaço, Destino depôs o monarca e se colocou no lugar. De lá pra cá, seus planos para conquistar o mundo, ou o universo, o colocaram como adversário de praticamente todo mundo entre os heróis, e ocasionalmente os vilões da Marvel. Então ele resolveu procurar educação superior.

Ele foi até Nova Iorque e na faculdade se tornou colega de quarto do desprezível Reed Richards. Richards, com inveja da inteligência superior de Von Doom, sabotou uma experiência que buscava fazer contato com o inferno, onde a mãe de Von Doom está aprisionada.

Houve uma explosão, mas ao contrário da crença mais comum, não foi aqui que o rosto de Von Doom ficou desfigurado. Após ser expulso da faculdade (sem dúvida por influencia do invejoso Richards) , Von Doom foi até o Tibete e encontrou um Conveniente Mosteiro Budista©.

Asmático chorão contra Destino... Destino prova sua superioridade novamente,

Asmático chorão contra Destino… Destino prova sua superioridade novamente,

Lá ele usou avançada tecnologia e magia para criar a sua armadura e estava com tanta pressa em colocar a máscara que nem esperou o metal esfriar. E foi AÍ que o rosto dele ficou esbagaçado.

Ele não deu a mínima na hora e assumiu um outro nome. Dando a si mesmo doutorado, aproveitou que seu nome já tinha uma conotação sinistra em inglês, Victor Von Doom se tornou, o Doutor Destino.

 

Ele tem um espaço reservado para odiar Reed Richards e muitos de seus planos  se dedicam a provar sua superioridade sobre ele (o que é um nível de mesquinharia digna de outro doutor, o Doofenshmirtz). Mas Destino teve seu momento quando foi capaz de salvar a vida da esposa  e fazer o difícil parto da filha mais nova do imprestável Richards, usando magia e tecnologia.

O que nos leva as incomparáveis capacidades de Destino. Seu gênio só é equiparável, talvez, ao próprio Richards (Tony Stark…pffff) e suas capacidades místicas estão pouca coisa abaixo do Dr. Estranho. Na verdade, Destino era para ser o Mago Supremo, mas por razões quaisquer acabou sendo Stephen Strange. Provavelmente o critério de escolha era o nome.

Destino está acostumado a enfrentar, com relativos graus de sucesso, inimigos do calibre dos Beyonders e Galactus (e ele venceu esse pessoal todo), Celestiais (Destino segurou seis deles por uns vinte minutos. Quaisquer outros teriam sido pulverizados na hora) e por ai vai. Só por proteção dos roteiristas ele pode ser derrotado pelo patético Richards e sua família.

DoomCosmicCube06

Ele foi vencido pela Garota Esquilo. Hahahaha engraçado pra caralho. Hahahaha. Próximo, Carlos Alberto.

Ocasionalmente fazem historias onde mostram o mundo sob a mão de Destino. E uma coisa parece ficar clara. É um mundo bem melhor. Na historia Imperador Destino, o mundo de Destino não tem guerras, fome ou pobreza. A América sob Destino do universo 2099 tinha pouca poluição, crime e o abismo da pobreza e da riqueza foi diminuído. Quando Destino absorveu o poder do Beyonder nas Guerras Secretas originais, não desejou governar o universo. Embora meio que tenha feito isso agora.

dr-doom-loki-and-marvel-s-best-villains-my-top-ten-marvel-comics-bad-guys-405842

Como convém, o Dr. Destino é representado de muitas formas desde um arquifilhadasputa até uma figura trágica, quase heroica. Nem todos os roteiristas sabem lidar com ele, mas é interessante ver como um quadrinho de uma historia do Bendis , onde ele chama a Vespa de “Vadia” e parece ter um chilique foi mau recebido. Destino é teatral mas não deselegante. E se alguém tem o direito de falar de si na terceira pessoa, é Destino.

Destino teve que procurar adversários dignos em outra editora.

Destino teve que procurar adversários dignos em outra editora.

Essas abordagens de roteiristas leva a interpretações as vezes antagônicas de alguns elementos. Ele é mostrado como um tirano opressor, que força o povo a adora-lo. OU ele é mostrado como um ditador realmente adorado pelo povo da Latvéria. Sua arrogância o cega. OU ele é inteligente o bastante para evitar isso. Não parece haver um consenso.

Tenho pensamentos antagônicos sobre o papel de Destino nessa saga Guerras Secretas. Por um lado, ele virou deus,  e é o mandachuva geral, incluindo comandando  o Boba Feet da Marvel, Darkseid Thanos (mais incensado pela fanboyzada do que realmente interessante). Adequado e justo. Por outro, o fuleirento Hickman escreveu uma cena onde aparece o rosto deformado de Destino!!

the-face-of-doom-138525

O rosto horrível de Destino, nunca é mostrado. Nunca. Ponto final (já apareceu algumas vezes, mas meh). Isso bastou para que eu categorize essa historia como fanfic. Bem, eu já ia fazer isso mesmo com o ultimo ano todo.

Infelizmente, o Dr. Destino nunca é bem representado fora dos quadrinhos. Nos desenhos já ruins do Quarteto, e nos filmes igualmente  ruins ele sempre acaba sendo representado como sei lá, o Esqueleto. Pensando bem, como não admirar um sujeito que é uma mistura de Esqueleto, Darth Vader e Vladmir Putin?

selo-oMal