A série em CG dos Cavaleiros Até Aqui.

Sim, post aleatório. Estou entediado. E sem assunto também…

São 10:02 da manhã de uma quinta-feira, semana praticamente encerrada na repartição publica onde comecei a trabalhar, e estou fazendo vários nadas até o horário de saída. E antes de vir para o trabalho vi o ultimo episódio lançado da série em CG dos Cavaleiros do Zodíaco e resolvi alegrar o dia de vocês com algumas impressões dessa obra que tem se mostrado bem fiel ao material original do “”””mestre”””” Kurumada. Ou seja, RUIM!

Antes de mais nada, é preciso entender que eu tenho a mais completa noção de que EU, HOMEM ADULTO DE QUASE 40 ANOS, NÃO SOU O PUBLICO ALVO DESSA VERSÃO! Porém, isso não é uma realidade entre outros homens entre 30 e 40 anos que estão ou ODIANDO a série ou, como vejo majoritariamente, elevando-a ao nível de novo clássico contemporâneo das artes visuais. Se você se encaixa nessa segunda descrição…

O ultimo episódio lançado foi o do Shiryu contra o Shura na casa de Capri Corno. Após o começo bizarro da série, com o tal do vilão Vander Guraad e que serviu de base pra aquela “beleza” de live action, a série até que seguiu o mangá surpreendemente de perto. Claro que sem o sangue a violência, afinal…vamos repetir com o tio? ESSA É UMA SÉRIE PARA O PUBLICO INFANTO-JUVENIL COM FOCO MAIOR NA AUDIÊNCIA NORTE AMERICANA! Muito bem, crianças! Na hora do recreio vocês podem montar no Jabu!

Com o inicio das 12 casas, os combates seguiram bem fieis ao mangá também porém novas subtramas foram adicionadas pra dar maior importância a personagens secundários. E, assim, temos o trio Marin, June e Kiki se unindo a Aldebaran e Mu afim de descobrir o mistério por trás do Grande Mestre. Dentro disso, temos novos estranhos poderes adicionados ao lore dos cavaleiros de ouro. Não que inventar poderes bizarros tirados do cu não seja uma marca do “”””mestre””””, é só lembrar a luta na praia onde temos Marin com telepatia e ilusionismo, poderes que ela JAMAIS volta a usar! Isso sem falar no poder do Seiya de fingir de morto a ponto de passar 5 minutos sem respirar embaixo da terra. Ah, e Marin fez o mesmo só que de ponta cabeça embaixo d’água!

Agora, na série em CG, os cavaleiros de ouro são capazes de voar como os personagens de Dragon Ball Z. Temos uma cena inteira do Mu e do Aldebaran voando lado a lado e conversando como quando duas pessoas andam de moto uma do lado da outra batendo papo.

Das lutas contra os cavaleiros de ouro mostradas até agora vale destacar a luta do Seiya contra o Aioros, uma das poucas que tem movimento. Em dado momento o Aioria decide que não vale a pena gastar cosmo com o Seiya e simplesmente decide que vai chutá-lo pela casa inteira. Esse momento foi LINDO! Em compensação, as demais lutas são chatas, monótonas, sem dinamismo e emoção. O melhor (ou seria “pior”?) exemplo disso é a luta do Milo contra o Hyoga. No anime é uma das lutas mais legais. Na série em CG ela se resume a cada personagem parados em cada canto da casa de Escorpião com o Milo lançando agulha escarlate atrás de agulha escarlate e o Hyoga caindo e levantando feito cachaceiro em fim de festa. Foi como assistir a mais CHATA partida de ping pong da história!

Eu achei que a casa de Sagitário seria rápido pois não iriam repetir as “Olimpiadas do Aioria” do anime clássico, que é um filler vagabundo pra comer tempo mas…não! inventaram DOIS episódios de recheio antes dos cavaleiros de bronze atravessarem a casa de Sagitário. O primeiro foi com a introdução de uma nova personagem, cujo nome acabo de esquecer mas é a responsável por escrever a historia do santuário e parece o Pablo do Qual é a Música e ou outro foi o espírito do Aioria testando os cavaleiros de bronze. Melhor que as “Olimpiadas do Airoia” mas isso não quer dizer muito.

A luta do Shiryu contra o Shura, como esperado, não tem o mesmo nível de violência. Quando o Shura usa a Excalibur e fere o Dragão Cegueta, o ferimento é mostrado como uma linha brilhante em verde. Normal, porque, lembrando mais uma vez, crianças: ESSA É UMA SÉRIE PARA O PUBLICO INFANTO-JUVENIL COM FOCO MAIOR NA AUDIÊNCIA NORTE AMERICANA! “Ain, mas a gente era criança e tinha sangue na série original e passava de boas!” você pode protestar, amig@ anacrônic@! Mas é porque a TV brasileira dos anos 80 e 90 era terra sem lei! Já nos EUA, morte, sangue e qualquer tipo de violência são coisas IMPENSÁVEIS em desenhos animados pra molecada DESDE SEMPRE! Portanto, os cortes não sangrarem não me incomodou de forma alguma. Agora, a armadura não ser cortada e simplesmente sumir numa explosão brilhante sob o golpe do Shura? Aí eu já não vi sentido!

Porém, essa é a ÚNICA LUTA até agora que mostra arranhões no corpo de um cavaleiro e isso já foi toda a cota de ousadia da série até aqui!

A qualidade da animação não mudou nada em todas essas temporadas, segue parecendo uma animação da Bárbie direto pra DVD de 2005 mas, ainda assim, eu vejo um monte de gente emocionada dizendo que é “linda” e “olha essa composição maravilhosa” e coisas do tipo. E tudo bem você achar a série a coisa mais linda do mundo! Tem gente que acha o cantor Belo bonito, apesar de sua cara constantemente contradizer o seu nome! Mas a verdade é que a animação é bem básica e apesar do CG dar mais liberdade de movimento os animadores preferem reciclar as cenas dos golpes como GIFs infinitos. A abertura da série mostra uma luta dos cavaleiros de bronze contra soldados rasos do santuário e ela é movimentada, dinamica e empolgante. E poderia ser assim por toda a série! Mas optaram pelo básico e até preguiçoso. Mas, mais uma vez, se você gostou, tudo bem!

Resumindo, a série tá bem chatinha PRA MIM, mas tem gerado momentos bacanas como foi o caso com o Felipe Mikha (@Mikhairon no twitter e instagram , sigam o sujeito que ele desenha PRA CARAMBA e faz CDZ MUITO MELHOR que o “”””mestre””””) que tá tendo a oportunidade de acompanhar com o filho e vendo seu rebento se apaixonar pela série como aconteceu com ele próprio quando era moleque. E isso já faz valer a pena a existência da série apesar de velhos amargos como eu que tiram sarro só pra se divertir e dos velhos amargos que se ofendem A SÉRIO com esse remake!

Então é isso, deu pra comer um tempinho aqui no serviço e isso é o mais importante. Até a próxima com mais um post aleatório.

Hellbolha
25/04/2024