A roda do tempo – por PCB

Pois bem, pois bem! Salve, amiches! Aqui é o PCB, e estou aqui pra falar um pouquinho com vocês sobre a série de livros do Robert Jordan que acabou de virar seriado na Amazon Prime: A Roda do Tempo

TRAMA BÁSICA DA SÉRIE & DOS LIVROS: era após era, existe uma luta constante entre o bem e o mal. Dizem que essa batalha será encerrada quando um guerreiro lendário chamado de o Dragão renascer para destruir de vez as forças malignas do Tenebroso… 
Ao que parece, o Dragão finalmente renasceu em uma vila inóspita chamada Dois-rios. Por isso, Moraine, uma aes sedai (magas deste mundo), vai até esta aldeia ver se encontra o Dragão renascido, para guia-lo em seu destino. 

SOBRE OS LIVROS: é uma série de 14 livros, sendo que o menor deles tem +600 páginas (do 5º livro pra frente, parece que o padrão é +1000). Li até o 3º livro, e gostei muito: personagens carismáticos com destinos grandiosos (aliás: ótimas personagens mulheres); um universo rico, sempre com uma trama ou local ainda a ser explorado; ritmo de escrita dinâmico, de tal maneira que fica fácil passar pelas centenas de páginas… vale à pena (se piorar a partir do 4º livro, eu aviso vocês). 

No mais, tem quase tudo que os fãs de alta fantasia gostam: magia; lutas de espada; conflito entre reinos; vilões tipo orcs; busca a artefatos místicos; etc. 

No Brasil, a Intrínseca, que tem lançado um volume por ano, já lançou até o livro 7 – imagino que, com a fama do seriado, eles podem acelerar isso. 

SOBRE A SÉRIE: depois de Duna, estava receoso com adaptações audiovisuais, mas A Roda do Tempo é um bom seriado (de fato, é mais fácil passar um material elaborado destes para uma série do que para um filme). 

A trama básica dos livros está ali. Rolaram algumas mudanças, mas quase todas parecem ter um motivo razoável – ex: tem um personagem sortudo nos livros que virou um azarado na série… mas isso foi usado pra justificar a ganância dele por uma vida melhor, mais estrelada, longe da miséria. 

Outra mudança curiosa: penso que, pra atrair o público de Game of Thrones, eles aumentaram a idade dos personagens, em relação aos livros, pra que eles possam ter interações sexuais – nada explícito, mas bem subentendido – e cenas mais violentas. 

Aproveitando a comparação Game of Thrones, A Roda não é tão bem trabalhado visualmente, mas a trama é mais simples, palatável. Por outro lado, GoT tinha reviravoltas surpreendentes, o que não é o perfil de A Roda do Tempo. 

A Amazon está lançando os episódios semanalmente (no aguardo do 4º), e disse que está sendo sucesso de público. Segunda temporada já confirmada

VALE À PENA? Com certeza. Um mundo fantasioso que deve nada ao de Tolkien ou ao de George R.R. Martin. Pra quem estiver receoso de encarar as 800 páginas do primeiro livro, pode assistir a série tranquilo. 

Quer mandar um post pra gente? contato@superamiches.com