Trashzeira – A Esperança vem do lixo

TrashÉ amigos, recentemente fui fazer meu papel de consumidor cultural, e fui assistir algo feito por alguns brasileiros. (Olha como sou patriota – sqn).

Bem amigos, Trash é um filme que surgiu da parceria entre produtoras britânicas e brasileiras. Nele temos os astros Martin Sheen (pai daquele maconheiro), Rooney Mara (Her e outros filmes cults), Wagner Moura (coxinha no Tropa de Elite) e Selton Melo (não sei, só sei que foi assim…).

filmes_4967_trash10
O filme conta a história de três garotos que vivem em um lixão no Rio de Janeiro, e sobrevivem coletando lixo. Raphael, um dos garotos, encontra no lixão uma carteira com 300 pilas, um cartas do jogo do bicho, um papel com numeros e com a foto de um cara e uma criança, uma chave e mais uns baguio. O que aconteceu é que essa carteira foi jogada em um caminhão de lixo por José Angelo (Wagner Moura), que foi pego pela polícia e foi empresuntado à mando de Frederico (Selton Melo), pois não quis contar o que fez com o “dinheiro que sumiu” e com as provas que incriminariam alguém.

selton-mello-em-cena-de-trash-a-esperanca-vem-do-lixo-1410201730671_956x500

A história segue, Raphael tem a ajuda de seus dois amigos do lixão, Gardo e Rato, para conseguir ir atrás das pistas e descobrir o que foi escondido pelo José Angelo. Eles também contam com a ajuda de dois gringos, o Padre Juillard e a professora Olivia. Daí começa um thriller dramático envolvendo a agressividade e corrupção da polícia e da politica, junto com a corrupção social, a desigualdade, o racismo e preconceito, e mais um bando de merda.

Trash+A+Esperança+que+vem+do+lixo-2
O filme é corajoso amigos. Chega em um determinado momento onde um dos garotos é pego e torturado. Porra, o garoto tinha 14 anos, e não lembro de muitas obras cinematográficas que tenham feito isso. O foda do filme é que as pessoas são burras e confundem um filme que mostra o racismo, de um filme racista. Acho que Trash pode acarretar os mesmos problemas que Django teve. É foda é por que o racismo existe, e se ele é escancarado as pessoas ficam em choque e acham que o filme é racista, por ter um personagem que chama um negro de macaco e preto. O filme não é racista, ele apenas mostra o racismo, podendo-se criar uma crítica a partir disso.

Racismo é isso aqui:

adelaide-zorra1

Bem amigos, assistam, o filme é foda, e ele consegue te emocionar em muitos momentos mostrando a situação em que milhares de pessoas vivem, adultos, adolescentes e crianças. Tendo que pegar lixo para sobreviver. O filme comove, e é um ode para as pessoas sairem nas ruas e protestarem por seus direitos e justiça. MAS DAÍ AMIGOS… É FODA, POIS LEMBRO QUE O ALCKMIN GANHOU NO PRIMEIRO TURNO, e o Aécinho Pittboy está quase se elegendo presidente. Os professores VÃO À LOUCURA.

Bem, tirando toda a ideologia por de trás do filme… ele é bom pra caralho, gostei bastante, e espero que crie muitas reflexões para as pessoas.

Nota: 7,5

Garibilbo
20/10/2014